O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) participa da ExpoT&C, mostra de ciência e tecnologia que acontece durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), até sexta-feira (26), no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife.
O Mast espera atender cerca de 6 mil visitantes em seu estande institucional que será montado na ExpoT&C 2013, onde serão realizadas atividades dirigidas à divulgação da história da tecnologia de localização a partir de instrumentos históricos até o uso de aparelhos de GPS. Dentre elas, exposições de sextante e de teodolito do acervo do Mast, sessões do planetário digital, uso de apresentações Flash Mob (foguete a álcool) e do protótipo do Quadrante de Margrave.
O Planetário Inflável Digital é um dos destaques da programação. Em uma cúpula inflável, são projetadas imagens do céu noturno para o espectador observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas. Uma oficina no interior do planetário fará uso dos modelos didáticos e do céu projetado permitindo ao visitante entender qualitativamente porque se pode relacionar a altura de um astro com a posição do observador sobre o globo terrestre.
No espaço comum aos institutos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a palestra “Velas ao mar e olhos no céu: princípios da navegação astronômica” será apresentada pelo professor Ronaldo de Almeida, às 13h de quarta-feira (24).
Interatividade
O Mast tem longa tradição na área de popularização da ciência por meio de atividades interativas. O evento será uma oportunidade para que o público atendido e a equipe do Mast troquem experiências que venham a promover uma melhor compreensão do público sobre os temas abordados. “Atividades dessa natureza são capazes de motivar jovens para a carreira científica e de estreitar laços entre instituições afins, neste caso, em torno do fortalecimento de uma rede nacional composta pelos institutos do MCTI”, analisa o coordenador de Educação em Ciências do museu, Douglas Falcão.
Além do estande, o Mast terá um espaço onde serão gravadas entrevistas com pesquisadores brasileiros para o projeto A Ciência que Eu Faço. Coordenada pela jornalista Vera Pinheiro, a iniciativa reúne uma série de entrevistas, em formato de filmes de curta duração, voltadas a professores e estudantes do ensino fundamental e do ensino médio, mostrando a ciência que se faz no nosso país, em especial, as pesquisas que estão sendo realizadas nas unidades de pesquisa ligadas ao MCTI ou, financiadas pelas agências ligadas à pasta federal.
Na sessão de pôsteres de quarta (24), a partir das 14h, o Mast será representado pelo historiador Everaldo Pereira Frade, com o trabalho “Subsídios para o estudo da história da Ciência e Tecnologia nos séculos XIX e XX: A organização e a disponibilização pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) do periódico La Nature, pertencente ao acervo arquivístico permanente do Observatório Nacional (ON)”. Ele tem como, coautores, José Benito Abellás e Ninive Britez Biçákçi.
Acompanhe a participação do ministério na reunião anual da SBPC.
Acesse o site do o evento.
Texto: Ascom do Mast (atualizado em 24/07/2013)