Após uma semana de atividades, 1.550 pessoas participaram das oficinas, palestras e ações promovidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) no município de Itapiranga, interior do Amazonas, durante a realização do Show das Águas. O número também envolve as visitas ao planetário do Inpa, inaugurado durante evento promovido pela Fundação Rede Amazônica.
O instituto fez exposições sobre insetos aquáticos, aranhas e insetos terrestres, além de oficinas sobre gestão de recursos hídricos e reaproveitamento de alimentos. O objetivo foi levar à população de Itapiranga um pouco das pesquisas feitas pela unidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em Manaus.
De acordo com o pesquisador do Inpa que ministrou o curso sobre gestão de recursos hídricos, Sérgio Bringel, a oficina capacitou 300 pessoas entre gestores e a sociedade civil envolvida em desenvolver um plano de gestão para a cidade. “A grande maioria das pessoas que participou faz parte do processo de elaboração de uma gestão de recursos hídricos”, observou.
Mais 300 pessoas participaram da oficina de reaproveitamento de alimentos que durou uma semana em Itapiranga. A partir da atividade, os moradores criaram um novo doce feito a partir de cupuaçu com piracuí – prato regional feito a partir de desfiado de peixe –, apresentado às autoridades durante o encerramento do evento.
De acordo com o técnico em alimentos do Inpa que ministrou as aulas, Jeronilson de Almeida Ferreira, a ideia, além de capacitar mão de obra, é gerar desenvolvimento por meio da culinária regional. “Nós chamamos esse prato de itaperanguense. Ele demonstra a capacitação da população em criar algo novo”, ressaltou.
Leia mais.
Texto: Daniel Jordano – Ascom do Inpa