Até sexta-feira (19), 61 educadores de várias regiões brasileiras interessados em levar a ciência para a sala de aula e disseminá-la na sociedade participam da 16ª edição do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica, que ocorre em São José dos Campos (SP).
Ministrado por especialistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), o curso aborda questões como astrofísica observacional, Sistema Solar, estrelas e galáxias.
Vindos de 11 estados – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo –, os inscritos terão a oportunidade de participar de palestras e oficinas temáticas, e de usar o telescópio do Miniobservatório do Inpe.
Reconhecido pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, o curso é destinado a professores do ensino fundamental e médio da área de ciências, especialmente física, química, matemática e geografia, estudantes de graduação e, também, profissionais ligados à educação e divulgação científica.
“O curso introduz conceitos fundamentais das diversas áreas da Astronomia e Astrofísica e também apresenta a atuação científica e o curso de Pós-graduação da Divisão de Astrofísica do Inpe”, informa Marina Trevisan, da organização do evento.
Cotidiano
As atividades totalizam 40 horas e buscam mostrar como a astronomia está presente no cotidiano das pessoas e como a ciência básica é geradora de novas ideias e tecnologias. Além disso, visam à desmistificação da ciência e do cientista, expondo as finalidades e os métodos utilizados na pesquisa.
Saiba mais.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpe