O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, presidiu nesta segunda-feira (8) a cerimônia de posse da diretora do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), Heloisa Maria Bertol Domingues e do diretor do Observatório Nacional (ON/MCTI), João Carlos Costa dos Anjos. A solenidade foi realizada em conjunto, no Rio de Janeiro, sede das instituições.
Raupp ressaltou a importância de se ampliar os mecanismos para o desenvolvimento dos institutos de pesquisa, e reconheceu como fundamental a convergência deles em torno da política nacional de ciência e tecnologia.
Heloisa destacou a relevância do arquivo do Mast e da presença da instituição em projetos relevantes para o país, como a Amazônia Sustentável. "Estamos prontos para participar, junto aos demais institutos do MCTI, do planejamento estratégico da nossa ciência".
Costa dos Anjos, por sua vez, afirmou que uma das prioridades de sua gestão será promover o alinhamento das atividades do ON com as diretrizes da estratégia nacional da ciência, tecnologia e inovação.
Participaram da cerimônia representantes do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), do Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O astrônomo Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, fundador e primeiro diretor do Mast, também compareceu à solenidade.
Perfil
Heloisa Bertol é historiadora das ciências e pesquisadora titular do Mast. É graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), com mestrado em História das Ideias pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Desenvolve pesquisa em história das teorias e práticas das ciências naturais no Brasil. É associada à American History of Science Society, à British History of Science Society e à Sociedade Brasileira de História da Ciência.
João Costa dos Anjos é pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituição que dirigiu entre 2000 e 2004. É graduado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutor em Física Teórica pela Universidade de Paris. Atua na área de física experimental de altas energias, dedicando-se ao estudo de propriedades de partículas elementares em pesquisas sobre raios cósmicos de altíssima energia e física de neutrinos de reatores.
Texto: Ascom do ON e Ascom do Mast