O Circo da Ciência, projeto que faz parte da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), será uma das atrações da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada entre os dias 21 e 26 de julho, em Recife.
A atividade integra a programação da SBPC Jovem, que ocorre paralelamente à reunião anual, e será montada na frente do Colégio de Aplicação, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Segundo o coordenador da SBPC Jovem, o professor da UFPE Antonio Carlos Pavão, a ideia é ampliar o conhecimento científico e estimular o gosto das pessoas pela ciência. Experimentos de física como alavancas, ilusões de ótica e a maquete de uma hidrelétrica funcionando estão entre as atrações. "A intenção da programação é estimular os visitantes. Por isso, no Circo o proibido é não colocar as mãos", disse.
Além de atividades interativas que aproximam o público de experimentos práticos, haverá duas exposições. A primeira, chamada "História Química da Humanidade", destaca fatos importantes da história relacionados à química e apresenta experimentos demonstrativos para o público. A segunda, "Caravana dos Notáveis Cientistas Pernambucanos", homenageia 21 cientistas pernambucanos, entre eles, Paulo Freire, Mario Shemberg e José Leite Lopes.
O Circo da Ciência contará com 20 estandes com apresentações de centros e museus de ciências de diversos lugares do Brasil.
Texto: Ascom da SBPC