A palestra do Semiárido em Foco desta sexta-feira (5) terá como tema “A importância da cultura do gergelim para a região semiárida e para a agricultura familiar”. Será realizada pela pesquisadora da Embrapa Algodão Nair Helena Castro Arriel. A atividade ocorre no auditório do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande (PB), a partir de 14 horas.
Nair apresentará a situação atual e as perspectivas do cultivo do gergelim no mundo e no Brasil (área cultivada, produtividade, principais regiões produtoras), além dos principais avanços tecnológicos da pesquisa realizada pela Embrapa Algodão.
Ao longo de mais de 25 anos, a empresa, em parceria com instituições de pesquisa, ensino e extensão, vem conduzindo estudos técnico-científicos com a oleaginosa nas áreas de melhoramento genético, manejo cultural, ecofisiologia e tecnologia de alimentos. Serão apresentadas várias tecnologias geradas e/ou adaptadas a fim de promover o fomento da cultura no Brasil, especialmente na região Nordeste.
Com ampla adaptabilidade às condições de clima semiárido, o gergelim tem bom nível de resistência à estiagem e é fácil de ser cultivado, características que o transformam em excelente opção de diversificação agrícola por seu grande potencial econômico nos mercados nacional e internacional. Cerca de 90% do gergelim produzido mundialmente é destinado ao consumo alimentício.
Atualmente, os estados brasileiros produtores de gergelim são: Goiás (67% da produção nacional), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais. Na maioria dos estados do Nordeste, a exploração ainda permanece em âmbito de subsistência, com poucos excedentes comercializáveis.
Leia mais.
Texto: Ascom do Insa