O Instituto Mamirauá inicia nesta quarta-feira (3) o 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia, que será transmito ao vivo, pelo link: https://webconf2.rnp.br/idsm/.
O evento se estende até a sexta-feira (5). Além das 18 pesquisas que serão apresentadas hoje, ao longo do dia, outras 32 serão mostradas em forma de painel.
Dentre os estudos, está a pesquisa sobre quelônios, cuja conclusão foi a de que tartarugas-da-amazônia maiores colocam ovos maiores e geram filhotes maiores, com mais chances de sobrevivência.
Segundo Cássia Santos Camillo, pesquisadora associada do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos, realizado pelo instituto, a coleta de dados foi feita na praia do Horizonte, rio Solimões, na Reserva Mamirauá, durante as temporadas reprodutivas de 2011 e 2012.
"Fêmeas em processo de nidificação foram capturadas para biometria e marcação. Uma amostra de dez ovos de cada ninho foi mensurada após a postura, e na época da eclosão, foram capturados dez filhotes para biometria e pesagem, sendo, em seguida, liberados".
Leia mais.
Texto: Ascom do Instituto Mamirauá