O Comitê Diretivo da Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil e União Europeia (CDC) decidiu ampliar parcerias em agricultura sustentável, bioeconomia, energias renováveis, nanotecnologia, pesquisa marinha e segurança alimentar.
Em reunião realizada em Bruxelas (Bélgica) nos dias 26 e 27 de junho, foram constituídos grupos de trabalho nessas áreas, com o objetivo identificar ações conjuntas e cronogramas de implementação.
O encontro também serviu para o intercâmbio de informações sobre as atividades de cooperação em curso, além de promover o debate sobre possíveis desenvolvimentos futuros em áreas como saúde, tecnologias de informação e comunicação (TICs), transportes e fusão nuclear.
A delegação brasileira, chefiada pelo embaixador Benedicto Fonseca Filho, diretor do departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, também participou do primeiro encontro da cooperação entre o MCTI e o Joint Research Center (JRC), da Comissão Europeia.
A coordenadora de Europa da Assessoria de Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Assin/MCTI), Ana Lúcia Stival, participou dos encontros, junto com representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), coordenada pela Marinha.
Texto: Ascom do MCTI