O Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI) divulgou a programação de atividades do Semiárido em Foco para julho. As atividades do programa são abertas ao público e acontecem às sextas-feiras, na sede do Insa, em Campina Grande.
No dia 5, a pesquisadora Nair Helena Castro Arriel, da Embrapa Algodão, discutirá o tema “A importância da cultura do gergelim para a região semiárida e para agricultura familiar”.
No dia 12, haverá atividade especial sobre o tema “Plantas medicinais: uma experiência no Semiárido que deu certo”, com a equipe do Centro de Educação Popular (Cenep), localizado em Nova Palmeira (PB). Na ocasião, haverá palestra da coordenadora da organização social, Maria de Lourdes Gomes de Lima, juntamente com a contadora de histórias Maria da Guia Dantas. O artesão João Batista fará exposição dos trabalhos dos artesãos daquele do município.
A programação prosseguirá no dia 19 com discussão sobre “Diagnóstico, autonomia, mulheres rurais do Cariri paraibano”, pela coordenadora executiva da ONG Cunhã Coletivo Feminista, Soraia Jordão Almeida, e pelo coordenador da Concern Universal, Ronildo Monteiro.
As atividades do mês serão encerradas no dia 26 com a participação de representantes do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI), que apresentarão o projeto Eficiência Energética na Fabricação de Cerâmicas no Semiárido Brasileiro, desenvolvido na região do Seridó, entre Rio Grande do Norte e Paraíba.
Acesse o site do Semiárido em Foco.
Texto: Catarina Buriti – Ascom do Insa