Um foguete de treinamento intermediário (FTI) foi lançado com sucesso a partir da plataforma do
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim (RN), no âmbito da Operação Tangará 1 2013. O objetivo da operação é capacitar os recursos humanos e os meios operacionais do centro, e obter a qualificação e certificação do foguete, cumprindo as metas do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae).
“O centro, ao longo da semana, demonstrou sua capacidade operacional ao conduzir com excelência o primeiro rastreio do veículo Soyuz e coroou com o sucesso o lançamento do FTI certificando a qualificação técnica e operacional da Barreira do Inferno”, assinalou o diretor do CLBI, o coronel aviador Marco Antônio de Rezende.
Além de Rezende, o lançamento, na quarta-feira (26), foi acompanhado pelo vice-diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da Aeronáutica, major-brigadeiro-do-ar Alvani da Silva Adão, bem como autoridades militares, civis e participantes do 3º Fórum de Pesquisa e Inovação do CLBI, que ocorre nas instalações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Texto: Ascom do MCTI, com informações da AEB