O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, recebeu nesta terça-feira (25), do presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras Anpei, Carlos Calmanovici, a Carta de Vitória do Espírito Santo. O documento apresenta propostas e recomendações na área de inovação tecnológica e é resultado dos três dias de discussão da
13ª Conferência Anpei, realizada entre 3 e 5 de junho, em Vitória (ES).
A carta possui quatro eixos principais para a inovação tecnológica: desenvolvimento econômico e inovação; adensamento da cadeia produtiva; modernização dos instrumentos de apoio à inovação e das agências de fomento; gestão da propriedade intelectual.
Entre as propostas estão a criação de mecanismos e procedimentos que facilitem o acesso a recursos para inovação e que estimulem a colaboração entre as empresas nessa área. Além disso, a carta sugere o uso dos incentivos fiscais da Lei do Bem pelas empresas que declaram seus impostos por lucro presumido e a modernização da lei que regula o uso e o acesso à biodiversidade.
Segundo Calmanovici, o evento refletiu a posição das empresas no mercado. “Mais de 70% dos cerca de 1.500 participantes eram empresas, uma quantidade muito grande em relação aos outros anos. Isso demonstra que as empresas estão interessadas em compartilhar experiências e entender o que pode ser feito na área de inovação”.
Para Raupp, o tema da conferência – Inovação Competitiva e Aberta: transformando o Brasil – “traduz a preocupação do setor com a competitividade e a inovação”.
Texto: Amanda Mendes - Ascom do MCTI.