O pesquisador João Braga, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), foi eleito presidente do Comitê Científico da International Center for Relativistic Astrophysics Network (IcraNet), uma rede internacional de grupos de pesquisa sediada na Itália.
O brasileiro assumirá o cargo antes ocupado pelo italiano Riccardo Giacconi, premiado em 2002 com o Nobel de Física. Criada em 2005, a IcraNet reúne universidades e instituições de pesquisa governamentais e privadas do mundo todo. Uma de suas principais atividades é a coordenação de um programa internacional de doutorado em astrofísica relativística que faz parte do Erasmus Mundus, da Comissão Europeia.
Em março, o Inpe assinou acordo de cooperação científica com a rede, para promover pesquisa e atividades educacionais conjuntas na área de astrofísica relativística. “O Inpe passará a fazer parte do International Relativistic Astrophysics PhD Program [Irap], no âmbito do programa Erasmus Mundus”, explica João Braga, que além de presidir o Comitê Científico da IcraNet é responsável pelas atividades relacionados ao acordo com o instituto.
“A IcraNet conta com um staff fixo de pesquisadores que tem produzido resultados relevantes e ainda proporciona o intercâmbio de conhecimento entre instituições e cientistas de vários países”, diz o pesquisador do Inpe.
Membro oficial da rede desde 2011, o Brasil está prestes a ganhar uma sede da organização internacional no país, que terá instalação provisória no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) como o Inpe.
Leia mais.
Texto: Ascom do Inpe