C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Estudantes de Roraima conquistam 19 medalhas na Obmep
17/06/2013 - 17:16
Os estudantes de Roraima conquistaram 19 medalhas e 85 menções honrosas pelo desempenho nas provas na 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) no ano passado. Do total de premiações, foram 18 medalhas de prata, e entre os medalhistas está Pedro Henrique Fernandes, aluno do Centro de Educação – Ceduc (Colégio Aplicação/Educação Básica), que receberá medalha de ouro, na quarta-feira (19), em cerimônia nacional.

O evento, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, terá a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp.

Pedro teve o melhor desempenho no estado, em 2012, entre os mais de 72 mil alunos participantes de 236 instituições de ensino. Na edição anterior, em 2011, ele já tinha conquistado o bronze, e agora terá a oportunidade de representar Roraima na solenidade oficial com os meninos e meninas medalhistas da matemática de todo o Brasil.

O jovem, de 14 anos, vai à cerimônia acompanhado da mãe e se diz “ansioso” com a novidade. Ele conta que sempre teve mais facilidade com as matérias na área de exatas, mas que ficou ainda mais motivado ao participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), oferecido pela Obmep aos medalhistas da olimpíada, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Diante da habilidade com os números, ainda indeciso, ele imagina a profissão pela qual poderá optar no futuro: “Talvez engenharia da computação ou mecatrônica”.

Incentivo

“Desde quando ele entrou na escola, no 6º ano, já se mostrou interessado em participar da olimpíada e vinha perseguindo essa medalha de ouro”, recorda a professora de matemática Adriana Chirone, que é coordenadora da Obmep na instituição. Segundo ela, a escola adota a política de incentivar a participação de todos os alunos na olimpíada.

Da escola de Pedro, o Ceduc, são três alunos medalhistas de prata e outros sete que receberam menção honrosa em 2012. Chirone também atribui o desempenho dos estudantes às atividades pedagógicas desenvolvidas, em que os professores trabalham em cima de provas e bancos de questões disponibilizados pela Obmep. Atividades como oficinas e exposições também são realizadas para motivar os jovens.

“Buscamos incentivar o estudo da matemática mostrando a sua aplicação no dia a dia”, conta a professora, que destaca entre as iniciativas de sucesso a criação de uma espécie de supermercado com produtos recicláveis, no qual os próprios alunos são responsáveis pela administração do negócio. “É uma forma de eles trabalharem com todas as operações matemáticas”, ressalta. O citado mercado, inclusive, transformou-se num laboratório de matemática.

Olimpíada interna

Na intenção de mobilizar ainda mais os alunos, a escola planeja promover uma olimpíada interna de matemática no dia 11 de setembro. “A intenção é que essa olimpíada seja permanente e sirva também de preparação antecipada para as provas da Obmep”, explica a coordenadora.

Entre os 27 professores que serão homenageados na cerimônia, na quarta-feira, também representará o estado a professora do Nilra Jane Filgueira Bezerra, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Roraima (IFRR). Ela é premiada em todas as edições da Obmep, desde 2009, pelo desempenho de seus alunos.

Nilra aponta a escolha como resultado do acompanhamento que pôde fazer dos estudantes nos últimos quatro anos. “Muitas vezes a gente faz um bom trabalho, mas um ano é pouco para preparar para a Obmep. Deu tempo para plantar uma semente”, avalia. Somente nesta edição, 20 estudantes do IFRR receberam menções honrosas e outro professor da mesma instituição, Joaquim Mauro da Silva, também foi premiado pelo trabalho desenvolvido.

 

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação