O desempenho dos estudantes no Distrito Federal (DF) é expressivo na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Na oitava edição, no ano passado, dos 259 mil alunos de 248 escolas da região, 141 conquistaram medalhas (17 de ouro, 36 de prata e 88 de bronze) e outros 641 participantes receberam menções honrosas pelo resultado nas provas. Em 2005, foram 37 medalhistas e 306 menções honrosas.
Os 17 meninos e meninas com medalha de ouro do DF serão homenageados, na quarta-feira (19), em cerimônia nacional no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Faz parte do grupo o brasiliense Henrique Gasparini Fiúza do Nascimento, 17 anos, que é heptacampeão da Obmep. O jovem é ex-aluno do Colégio Militar de Brasília e atual estudante do curso de engenharia eletrônica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O DF ocupa as primeiras posições no ranking comparativo com os outros estados na avaliação (2012) que considera o número de medalhas por alunos inscritos na segunda fase (primeiro lugar/medalhas de prata e segundo/medalhas de ouro).
Na avaliação do coordenador regional da Obmep, Reginaldo Abreu, é cada vez maior a percepção sobre a importância da iniciativa para a formação do aluno. Ele cita o caso do Centro de Ensino Médio 09 de Ceilândia (CEM 09), uma das escolas premiadas de 2012, na qual o projeto Matemática Todo Dia – desenvolvido por professores voluntários, especialmente com foco nas olimpíadas – passou a fazer diferença na vida dos jovens de famílias de baixa renda. É também do CEM 09 a professora Paula Reiko, uma das contempladas da edição do ano passado.
Na oitava edição, 15 alunos do CEM 09 conquistaram menções honrosas e um obteve medalha de bronze. Dos 240 participantes do projeto, desde 2005, 30 ingressaram em cursos disputados da Universidade de Brasília (UnB). “Na prática, eles acabaram tendo resultados mais significativos e melhor aproveitamento não só nas provas da Obmep como em outros eventos”, ressalta Reginaldo Abreu.
Sobre a Obmep
Criada com o objetivo de estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país, a Obmep é uma atividade do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCTI), promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Participam alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e estudantes do ensino médio de escolas públicas. Além de receberem medalhas, os alunos mais bem classificados nas duas fases de provas têm a oportunidade doe participar de programas de iniciação científica e de mestrado. Professores, escolas e secretarias municipais de Educação são premiados com equipamentos de informática, diplomas, assinaturas de revista especializada, kits esportivos e de material didático e troféus.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI