Neste sábado (15), acontece a primeira fase da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A expectativa para este ano é de que participem mais de 200 mil estudantes do ensino fundamental e médio de 4 mil escolas da rede pública e privada de ensino em todo o país.
A aplicação da prova será realizada nas escolas inscritas e está dividida em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. Nesta primeira etapa, os participantes deverão resolver de 20 a 25 questões de múltipla escolha em um tempo máximo de três horas.
A correção das provas será feita pelos professores das escolas participantes, seguindo o gabarito oficial publicado a partir da próxima terça-feira (18) na página da OBM, na qual podem ser encontradas mais informações sobre a competição.
Conservação
Encerram-se neste sábado (15) as inscrições do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá para os minicursos que serão promovidos em 2 de julho, dia anterior ao início do 10º Simpósio sobre Conservação e Manejo Participativo na Amazônia.
Nesta edição, serão oferecidos quatro minicursos: Taxidermia de Animais Silvestres; Biodiversidade e Taxonomia de Peixes Amazônicos; A linguagem do R – Uma Maneira Atual e Eficiente para Manejo e Análise de Dados; e Qualidade Sanitária de Alimentos.
O número de vagas é limitado e cada participante só pode se inscrever em um dos cursos. Leia mais.
Feira de ciências
De segunda-feira (17) a sexta (21), alunos do 4° ao 9° ano do ensino médio e da educação para jovens e adultos de escolas de Melgaço e Portel, municípios situados no Arquipélago do Marajó, no Pará, participam da 2ª Feira de Ciências das Escolas da Flona de Caxiuanã.
A abertura da feira acontece na segunda, pela manhã, na comunidade de Pracupijó, com a escola Nossa Senhora da Conceição e Miritizal. Durante a semana, as atividades ocorrem nas comunidades Lago do Camuim, Pedreira/Laranjal, Boca do Pracupí/ Escola Chico Mendes, escola Santo Antonio (Brabo) e São Sebastião (Maneca) e Escola São Sebastião, do município de Melgaço.
No dia 21 de junho ocorre o encerramento, na Escola São Sebastião, do município de Melgaço. A feira é exemplo da parceria entre as prefeituras de municípios do estado com instituições de pesquisa, como o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI).
Hora Legal Brasileira
Na terça-feira (18), a Hora Legal Brasileira (HLB) completa 100 anos da sua criação. Em 18 de junho de 1913, foi sancionado o Decreto 2.784, que estabeleceu a hora legal e o sistema de fusos horários. Na sua regulamentação, publicada no Decreto 10.546 naquele mesmo ano, foi atribuída ao Observatório Nacional (ON/MCTI) a responsabilidade pela determinação, conservação e disseminação da hora.
Para comemorar a data, o observatório promove uma programação especial, gratuita e aberta ao público. As atividades começam, às 14h desta terça, quando o chefe da Divisão Serviço da Hora, Ricardo José de Carvalho, fará a palestra "100 anos da Hora Legal Brasileira". Em seguida, às 14h30, será exibido o filme A Medida do Tempo e, após o filme, haverá o descerramento da placa alusiva à data e uma visita guiada à área.
Biodiesel
O Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) promove no dia 18 mais uma edição das Terças Tecnológicas, com a palestra “Microalgas para produção de biocombustíveis”.
Os palestrantes são a chefe do Laboratório de Biotecnologia e Microalgas (Labim) do INT, Cláudia Maria Luz Lapa Teixeira, e o pesquisador Paulo Sérgio Salomon, do Departamento de Biologia Marinha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
As inscrições são gratuitas. Saiba mais.
Educação
De quarta (19) a sexta-feira (21), o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove o 7º Simpósio Internacional – O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente.
O simpósio se propõe a desenvolver análises e debates sobre as políticas educacionais em diferentes países. Os temas serão abordados a partir de uma perspectiva multidisciplinar e interinstitucional, reunindo pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e diferentes realidades, além de alunos da graduação, profissionais da área de educação e integrantes de movimentos sociais.
Botânica
Terminam na sexta-feira as inscrições para o curso Métodos de Herborização e Identificação de Angiospermas Neotropicais Arbóreas, com Ênfase nos Caracteres Vegetativos.
A atividade será realizada em agosto, no Parque Nacional do Viruá, em Caracaraí (RR). É promovida pelo Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) e pelo Centro de Estudos Integrados de Biodiversidade Amazônica (Cenbam), coordenados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
Música e física
Na terça, no Rio de Janeiro, o músico e ensaísta José Miguel Wisnik será o convidado do Ciclo de Colóquios do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI).
Mestre e doutor em teoria literária e literatura comparada pela Universidade de São Paulo (USP), Wisnik tem também formação em piano clássico. Na oportunidade, ele retomará os temas do seu livro O som e o Sentido – Uma Outra História das Músicas, de 1989.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI