Nesta terça-feira (18), a criação da Hora Legal Brasileira (HLB) completa 100 anos. Em 18 de junho de 1913, foi sancionado o Decreto 2.784, que estabeleceu a hora legal e o sistema de fusos horários. Na sua regulamentação, publicada no Decreto 10.546 naquele mesmo ano, foi atribuída ao Observatório Nacional (ON) a responsabilidade pela determinação, conservação e disseminação da hora.
O agora conhecido "horário de Brasília" é, na verdade, gerado no Rio de Janeiro, no campus do ON, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em São Cristóvão, bairro da zona norte da cidade.
A determinação da hora local e sua comunicação foi uma das motivações para a criação do observatório, em 1827. Acompanhando a evolução técnico-científica, atualmente, a HLB é gerada no ON a partir de um conjunto de nove relógios atômicos de alta precisão, que somente precisariam ser corrigidos em um segundo a cada 10 milhões de anos.
O sinal da HLB gerado no ON é disseminado para empresas, órgãos públicos e para toda a sociedade, por meio da rede de sincronismo, da internet e do serviço telefônico (21) 2580-6037, entre outros.
Para comemorar a data, haverá uma programação especial no ON. Às 14 horas, o chefe da Divisão Serviço da Hora, Ricardo José de Carvalho, fará a palestra "100 anos da Hora Legal Brasileira". Em seguida, às 14h30, será exibido o filme A Medida do Tempo e, após o filme, haverá o descerramento da placa alusiva à data e uma visita guiada à área. Os eventos são gratuitos e abertos ao público.
Texto: Ascom do ON (atualizado em 17/06/2013)