Um projeto inédito na indústria aeronáutica mundial, implementado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), acaba de ser concluído com êxito e já está promovendo outras inovações. Trata-se do Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves (AME), desenvolvido pelo ITA em parceria com a Embraer, e com apoio financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI).
O AME vai permitir ao Brasil produzir aeronaves com mais precisão, menor tempo e custo. O novo espaço construído para sua execução – chamado de Laboratório de Automação de Montagem Estrutural de Aeronaves (Lame) - complementa o Centro de Competência em Manufatura do ITA (CCM-ITA) e capacita recursos humanos em automação da manufatura aeronáutica. Instalado em uma área de 300 metros quadrados, o Lame é constituído por dois robôs industriais de alta capacidade de carga e grande volume de trabalho e uma célula metrológica de grandes volumes constituída por GPS indoor, Laser Radar e Câmera de Fotogrametria.
Além do AME, o laboratório desenvolve o projeto Automação da Montagem de Grandes Estruturas (AGE) com a Petrobras. A iniciativa usará manipuladores robóticos para a construção e a montagem de tanques de armazenamento industriais de grande porte.
O trabalho no Lame já resultou várias teses de doutorado e mestrado e uma patente, depositada no Brasil, EUA, Canadá, Europa, China e Japão.
Leia mais.
Texto: Ascom da Finep