O programa Semiárido em Foco desta sexta-feira (7) traz como convidado o professor adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Tales Miler Soares, que é doutor em irrigação e drenagem. O tema da palestra será “Aproveitamento de águas salobras em cultivos hidropônicos”.
O projeto a ser apresentado é desenvolvido pelo pesquisador nas cidades de Cruz das Almas (BA), Ibimirim (PE) e Piracicaba (SP). Visa demonstrar a viabilidade técnica da produção hidropônica com o uso de águas salobras. Trata-se de um tema importante para o Semiárido brasileiro, uma região marcada pela escassez de água.
As águas subterrâneas do Semiárido em geral são salobras e, quando usadas na agricultura convencional, aumentam a quantidade de sais no solo desvalorizando a terra. Também se deve evitar o uso dessa água para consumo humano pela possibilidade de causar hipertensão e cálculos renais.
A técnica da hidroponia, que consiste na produção agrícola sem a presença do solo, possibilita o uso dessa água e o resgate de poços abandonados, uma vez que pesquisas recentes demonstraram resultados promissores sobre a qualidade dos produtos cultivados, que não apresentaram os sintomas da absorção excessiva de sais.
A economia de água promovida pelos sistemas hidropônicos indica a hidroponia como uma das alternativas adequadas para a produção agrícola no Semiárido. Para vários especialistas em recursos hídricos, a técnica deveria ser elevada à categoria de política pública para que novos projetos agrícolas com aproveitamento das águas subterrâneas e com características salobras sejam desenvolvidos.
As atividades do Semiárido em Foco, promovidas pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), são gratuitas e ocorrem todas as sextas-feiras, na sede do Insa, em Campina Grande (PB), a partir de 14 horas.
Texto: Ascom do Insa