Foco de iniciativas de vulto do governo federal, o setor logístico é também o alvo de nova parceria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), firmada com a Associação Brasileira de Logística (Abralog).
A intenção é que a associação seja um ponto de contato entre a agência e as empresas que buscam financiamento para os seus projetos de inovação. A Finep dispõe de um leque de instrumentos para apoio à atividade inovadora, dos quais o programa Inova Brasil, que opera taxas subsidiadas com juros negativos de 3,5% a 6% ao ano, é o mais apropriado para operações com empresas de grande porte.
“Essa é uma área em expansão e que depende cada vez mais de tecnologia, produtos e serviços inovadores para manter sua competitividade”, afirma o analista do recém-criado Departamento de Engenharia, Serviços e Logística da Finep, Gustavo Barcelos.
Os números mostram que o setor está em expansão. Em 2011, as 150 maiores operadoras logísticas do país faturaram cerca de R$ 48 bilhões, contra R$ 40 bilhões em 2010. Segundo o presidente da Abralog, a ideia é que a financiadora apoie o processo de integração entre rodovias, ferrovias, portos e aeroportos, de forma a promover a eficiência e o aumento da competitividade nacionais.
Leia mais.
Texto: Ascom do MCTI, com informações da Finep