Quem já imaginou criar órgãos sob medida a partir de um simples pedaço de pele? Em 2007, Shinya Yamanaka transformou pela primeira vez pele em células com capacidade de formar qualquer parte do corpo, incluindo coração e cérebro. A tecnologia da reprogramação celular é o tema do ciclo Ciência às 6 e Meia nesta quarta-feira (5), no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI).
O método vem revolucionando a pesquisa biomédica e rendeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia a Shinya em 2012. Em sua apresentação, o palestrante Stevens Rehen discutirá os impactos dessa nova tecnologia nos mais diversos ramos da medicina, compartilhando os sonhos e desafios de quem trabalha com o assunto. Ele é professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O ciclo Ciência às 6 e Meia é promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, por meio de sua Secretaria Regional do Rio de Janeiro (SBPC-RJ), em parceria com o CBPF. A linguagem é acessível, com o objetivo de proporcionar novos conhecimentos a todos que apreciam as ciências e avanços científicos atuais.
As atividades ocorrem sempre na primeira quarta-feira do mês, às 18h30. Leia mais.
Texto: Ascom do CBPF