O Instituto Mamirauá, por meio de seu Programa de Manejo de Agroecossistemas, está com inscrições abertas para o Curso de Multiplicadores em manejo de abelhas nativas sem ferrão. O curso acontecerá no período de 26 a 29 de agosto, em Tefé, Amazonas.
A iniciativa é voltada a profissionais que atuam na implementação de sistemas de manejo dessas espécies. As inscrições vão até 5 de julho e são oferecidas 15 vagas.
Segundo coordenadora do programa, Angela May Steward, o objetivo é oferecer aos diversos atores sociais instrumentos para implementação de manejo em vários ambientes, ajudando-os a implementar suas ações de forma estratégica.
A prioridade será dada aos candidatos de organizações governamentais e não governamentais da Amazônia, que pretendam implementar ou já estejam assessorando iniciativas de manejo desses insetos.
A estrutura do curso será dividida entre teoria e prática. A parte teórica envolverá uma contextualização da atividade de criação e manejo. Dentre outros pontos, serão abordados: melíponas x Apis: morfologia das abelhas e sua organização social; interação abelhas e flores e o processo de polinização; caixa para as abelhas e seus produtos; divisão e multiplicação de colmeias; e procedimentos para a coleta de mel. Atividades práticas apresentarão aos participantes a transferência e o manejo de colmeias e a identificação de possíveis inimigos naturais.
Acesse o edital, a ficha de inscrição e a declaração para participação.
Texto: Rafael Forte – Ascom do Instituto Mamirauá