Divulgar os programas de apoio à inovação, os projetos cooperativos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e as experiências de sucesso na área e, com isso, aumentar o acesso das empresas do setor de mineração aos incentivos ficais disponibilizados pelo governo.
Esse é o objetivo do 2º Seminário sobre Inovação em Geologia, Mineração e Transformação Mineral – Governo, Empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas (2º Inovamin), que ocorre nos dias 10 e 11 de junho, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. A primeira edição foi realizada em dezembro de 2010 no auditório do MCTI.
O evento tem como público-alvo empresas do setor mineral, pesquisadores e especialistas da área, instituições e entidades públicas e privadas. A inscrição é gratuita e os interessados devem enviar as informações necessárias (nome, telefone e instituição que representam) para o e-mail: inovamin2013@gmail.com.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) é organizador do encontro, em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
A ideia é que o evento permita a disseminação de informações sobre os principais programas e ações de apoio à inovação vigentes no país, como a chamada Lei do Bem, Subvenção Econômica, Sibratec, Pesquisador na Empresa, PNI, Lei Rouanet CT&I,CT-Mineral, Ciência sem Fronteiras, Embrapii, TI Maior, Plano Inova Empresa e programas de apoio à inovação, via Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/MDIC).
A estrutura do seminário está divida em painéis que abordarão temas como: promoção de inovação nas empresas; atuação do setor empresarial na promoção da inovação; experiências internacionais na promoção de inovação em empresas do setor; parcerias público-privadas para P,D&I; pesquisador na empresa; projetos cooperativos, centros tecnológicos e entidades setoriais – empresas; lei do bem; subvenção econômica e apoio a PD&I para desenvolvimento de conteúdo local de bens e serviços nos empreendimentos mínero-metalúrgicos – experiência e visão das empresas.
Texto: Denise Coelho - Ascom do MCTI