A temperatura é considerada um parâmetro fundamental em termodinâmica, ramo da física que estuda as condições para que efeitos térmicos possam ocorrer. Resultados de trabalhos recentes mostram que é possível considerar um conceito de temperatura efetiva, diferente daqueles estabelecidos na literatura, pelo fato de que esta pode ser variada experimentalmente.
No colóquio desta terça-feira (28), o físico Fernando D. Nobre, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), pretende introduzir um novo conceito de temperatura efetiva associada a partículas interagentes, na ausência de ruído térmico, ou seja, em T=0.
Para isso, redefinindo as formas de troca de energia (calor e trabalho) da primeira Lei da Termodinâmica, ele pretende obter potenciais termodinâmicos, equação de estado e um análogo do ciclo de Carnot de maneira similar àquela concebida pela termodinâmica usual, com T>0.
Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Nobre possui mestrado em física pela Universidade de São Paulo e doutorado pelo Imperial College of Science and Technology da University of London. Atualmente é pesquisador titular do CBPF e mantém produção na área da física da matéria condensada, atuando principalmente nos temas sistemas magnéticos desordenados, vidros de spins e mecânica estatística não extensiva.
Leia mais.
Texto: Ascom do CBPF