C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Concea aprova diretrizes para eutanásia animal na atividade científica
Clique para ver todas as fotos de Concea aprova diretrizes para eutanásia animal na atividade científica
O primeiro dia da reunião do colegiado. Foto: Giba/Ascom do MCTI
23/05/2013 - 18:58
O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) aprovou em sua 20ª reunião ordinária as diretrizes para a prática de eutanásia de animais utilizados para fins de ensino e pesquisa no país. O encontro foi encerrado nesta quinta-feira (23), em Brasília.

A decisão atende determinação da Lei 11.794, de 8 de outubro de 2008, que regulamenta o inciso VII do § 1º do artigo 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais.

 “A importância disso é que agora teremos para todo o território nacional as diretrizes de como os animais poderão ser sacrificados. Do que pode ou não ser feito – de forma ética e de acordo com as normas internacionais”, explica o coordenador do colegiado, Marcelo Morales.

Segundo as diretrizes do Concea e a legislação, a eutanásia consiste no modo humanitário de matar o animal, sem dor e com mínimo desconforto. É aplicada de maneira controlada e assistida, após encerrado o experimento científico ou em qualquer de suas fases, a partir do nível em que a dor ou o sofrimento não podem ser mitigados de imediato com analgésicos, sedativos ou outros métodos ou quando o estado de saúde ou bem-estar do indivíduo impossibilite tratamento ou socorro.

De acordo com Morales, a discussão sobre as recomendações para a prática de eutanásia contou com a participação do Conselho Federal de Biologia (CFBio) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O conteúdo também passou por consulta pública à sociedade civil e à comunidade científica no sítio eletrônico do Concea. O documento seguirá trâmite no âmbito do MCTI, onde passará pela avaliação da consultoria jurídica, para posterior assinatura do ministro e publicação do Diário Oficial da União (DOU).

Deliberações

Na reunião realizada ontem e hoje, o conselho também aprovou a liberação da primeira consulta pública de dois capítulos do Guia Brasileiro de Criação e Utilização de Animais de Laboratório do Concea, referentes a estrutura física e ambientes para dois grupos taxonômicos: roedores e lagomorfos e caninos e felinos. 

O plenário também decidiu pela divulgação da lista das instituições credenciadas no Concea ou que estão em fase de análise para o uso de animais com fins científicos e didáticos. Os documentos e as informações serão publicados no site do conselho.

O Concea é um órgão integrante do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação (MCTI) e atua como instância colegiada multidisciplinar de caráter normativo, consultivo, deliberativo e recursal. Dentre as suas competências se destacam a formulação de normas relativas à utilização humanitária de animais, com finalidade de ensino e pesquisa científica, bem como estabelecer procedimentos para instalação e funcionamento de centros de criação, de biotérios e de laboratórios de experimentação animal.

O conselho é responsável também pelo credenciamento das instituições que desenvolvam atividades na área, além de administrar o cadastro de protocolos experimentais ou pedagógicos aplicáveis aos procedimentos de ensino e projetos de pesquisa científica realizados ou em andamento no país.

 

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Outras Imagens
O coordenador do conselho, Marcelo Morales. Foto: Giba/Ascom do MCTI
O coordenador do conselho, Marcelo Morales. Foto: Giba/Ascom do MCTI
A presidenta da SBPC, Helena Nader. Foto: Giba/Ascom do MCTI
A presidenta da SBPC, Helena Nader. Foto: Giba/Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação