O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) lançou, na quinta-feira (16), chamada destinada a projetos de nanobiotecnologia em parceria com a Agência Japonesa de Ciência e Tecnologia (JST, na sigla em inglês). O objetivo é apoiar propostas conjuntas de até RS 400 mil.
O total disponível para a iniciativa é de RS 1 milhão, sendo R$ 500 mil do CNPq e R$ 500 mil do Programa Ciência sem Fronteiras. O valor se destina ao financiamento de despesas de custeio e bolsas. O prazo para execução dos projetos é de 36 meses.
Nesta chamada, serão concedidas bolsas nas modalidades Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no Exterior Júnior (DEJ) e Sênior (DES). A vigência máxima de cada bolsa é de 12 meses.
Os temas apoiados na chamada são: alimentação funcional; conversão de biomassa, microalgas e desagregação microbiana; biorremediação, biolixiviação, reabilitação ambiental e sensores nanobiotecnológicos; biofármacos; biomateriais; e biologia sintética. Acesse a Chamada 09/2013.
Texto: Ascom do CNPq