Dando continuidade à 11ª Semana de Museus, é realizado neste sábado (18), no Museu da Imagem e do Som, em Belém, um bate-papo com a arqueóloga Edithe Pereira, do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI).
Ela fala sobre sua experiência na área da arqueologia e sua trajetória de pesquisa em Monte Alegre (PA), que resultou no projeto Arte Rupestre de Monte Alegre – Difusão e Memória do Patrimônio Arqueológico.
Na ocasião será apresentado o vídeodocumentário Imagens de Gurupatuba, do cineasta Fernando Segtowick, que faz uma abordagem contemporânea daqueles sítios arqueológicos. Para tanto, usa informações científicas no meio audiovisual, associando referências e relatos de memória das comunidades locais ao formato. Segtowick também relatará sua experiência em participar do projeto.
Haverá, ainda, o testemunho do aquarelista Mário Baratta e do poeta Juraci Siqueira, que produziram itens de divulgação da iniciativa.
Exposição
Os resultados das pesquisas de Edithe Pereira em Monte Alegre podem ser conferidos na exposição Visões: A Arte Rupestre em Monte Alegre. O evento é realizado em parceria entre o Museu Emílio Goeldi e a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB), com patrocínio da Petrobras.
Leia mais.
Texto: Ricardo de Sousa – Agência Museu Goeldi