C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
INCT mostra novas alternativas de tratamento da diabetes e hipertensão
02/05/2013 - 10:30
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Nanobiofarmacêutica (INCT Nanobiofar) apresenta, em Belo Horizonte, a nova descoberta da equipe do instituto: a identificação de um componente inédito no sistema renina-angiotensina. O peptídeo alamandina produz vasodilatação e outros efeitos que protegem o coração, semelhantes aos produzidos pela angiotensina-(1-7).

A apresentação será realizada durante o IX Simpósio Internacional em Peptídeos Vasoativos, que acontece de hoje (2) até 5 de maio, na capital mineira.

O evento, direcionado a profissionais da área da saúde, é organizado pelo INCT Nanobiofar, em parceria com o Laboratório de Hipertensão do Departamento de Fisiologia e Biofísica e o Programa de Pós-graduação em Fisiologia e Farmacologia, ambos vinculados ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A descoberta é fruto de pesquisa iniciada em 2008 e apresenta resultados promissores nos testes preliminares. “O próximo passo é a realização de ensaios clínicos para avaliar os efeitos da fórmula em humanos”, explica o coordenador do INCT Nanobiofar e professor da UFMG, Robson Santos. “Caso a eficácia da substância seja comprovada, a expectativa é que as propriedades terapêuticas da alamandina possam ser somadas às da angiotensina-(1-7), potencializando o tratamento de doenças como diabetes e hipertensão”.

Segundo ele, a equipe deverá submeter o protocolo de testes para aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), do Comitê de Ética em Pesquisa (Coep) da universidade e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os resultados já foram publicados na revista Circulation Research. Para lei o artigo clique aqui.

Leia mais.

 

Texto: Ascom do CNPq

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação