A matemática é ferramenta essencial para a física. Na edição desta terça-feira (30) do Ciclo de Colóquios do CBPF, no Rio de Janeiro, o professor Nivaldo Agostinho Lemos, do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), vai mostrar, em sentido contrário ao senso comum, de que modo a relação pode ser a inversa.
Por ter se tornado a linguagem em que se exprimem as leis da física, pode-se dizer que a matemática valida tais leis e amplia, por meio de operações e técnicas, as possibilidades preditivas dessa área do conhecimento. Menos conhecido, no entanto, é o emprego de argumentos da física para a resolução de problemas matemáticos. O palestrante abordará exemplos como a comprovação do teorema de Pitágoras pelas leis da estática e pela conservação da energia.
Lemos é graduado em química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em física pelo CBPF e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Professor associado da Universidade Federal Fluminense, tem trabalhado com mais ênfase em cosmologia quântica, teoria quântica de campos e ensino de física.
O ciclo é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI). Leia mais.
Texto: Ascom do CBPF