A nave Lynx, na qual será feita a viagem. Foto: Divulgação/SXC
O estagiário da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI) Pedro Henrique Dória Nehme, de 21 anos, venceu um concurso com mais de 129 mil participantes do mundo todo e será o segundo brasileiro a ir ao espaço. O primeiro foi o astronauta militar
Marcos Pontes, que em 2006 integrou a Missão Centenário.
Nehme embarcará na nave Lynx, da empresa Space Expedition Corporation (SXC), rumo ao espaço no início do ano que vem. A viagem terá início em Curaçao, no Caribe. O voo será suborbital (não entra em órbita da Terra) e atingirá uma altura aproximada de 100 quilômetros, cruzando a chamada linha de Kármán.
O voo deve durar uma hora, entre a decolagem e a aterrissagem. Nehme ficará aproximadamente cinco minutos no espaço. Segundo a SXC, apenas 500 pessoas no mundo viram a Terra como o vencedor a verá.
Desafio
O futuro visitante do espaço venceu o concurso mundial Space Flight, realizado pela empresa área holandesa KLM. O desafio consistia em adivinhar em que ponto iria parar um balão de alta altitude monitorado por câmeras e GPS. As coordenadas que mais se aproximassem da realidade seriam as vencedoras. Entre os mais de 129 mil participantes do mundo inteiro, o estagiário da AEB foi quem mais se aproximou do resultado oficial.
Estudante de Engenharia Elétrica na Universidade de Brasília (UnB), Nehme é um aficionado pelo espaço, tanto que seu apelido entre os amigos é astronauta. Em 2012, estudou na Catholic University of America em Washington (EUA), e trabalhou no Goddard Space Flight Center, programa da Agência Espacial Americana (Nasa).
Além do estágio na AEB, Pedro participa de um projeto da UnB que simula uma missão espacial e, no segundo semestre, irá lançar um minissatélite para o espaço em um balão.
Texto: Ascom da AEB (atualizado em 26/04/2013)