Os organizadores do concurso para dar nome ao gavião-real filhote fêmea do Ninho São José, Linha 9, de Cacoal (RO) divulgaram o resultado nesta terça-feira (23). O vencedor foi o estudante do 7º ano do ensino fundamental Jeriel Suruí, da Escola Estadual Izidoro de Souza Meirelles. O nome sugerido pelo estudante foi “Walet abikãr”, que em Tupi-Mondé significa “mulher que busca melhor qualidade de vida”.
Participaram 388 estudantes de sete escolas municipais e estaduais da área urbana e rural do município rondoniense, que tiveram um mês para pesquisar um nome indígena que seria dado ao filhote. A iniciativa foi promovida pelo Programa de Conservação do Gavião-Real (PCGR), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).
Mais de 130 pessoas estiveram presentes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), Campus de Cacoal, durante a cerimônia de entrega dos prêmios.
A pesquisadora Tânia Sanaiotti, do Inpa, contou em palestra como são realizados o monitoramento, a captura e a marcação de gaviões-reais nas áreas de atuação do projeto e esclareceu dúvidas sobre a biologia e a reprodução do animal, além de curiosidades. “O público presente demonstrou bastante interesse sobre esta espécie de ave de rapina e a atuação do projeto”, comenta.
Além do Inpa e do Ifro, trabalharam em conjunto para dar nome ao filhote as seguintes instituições: Secretaria Municipal de Educação de Cacoal (Semed), Coordenação Regional de Educação da Secretaria Estadual de Educação (CRE/Seduc), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Fundação Nacional do Índio (Funai/MJ), Polícia Militar Ambiental e Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed).
Leia mais.
Texto: Ascom do Inpa