Foi implantado no Centro de Tecnologia de da Informação Renato Archer (CTI/MCTI) um grupo formado por usuários com deficiência visual e por pesquisadores atuantes no campo da tecnologia assistiva. A instância, concebida com base na metodologia de focus group (grupo focal), realiza reuniões mensais em que são levantados e abordados os temas mais relevantes na área. É uma ação no âmbito do
Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva (CNRTA).
O principal objetivo é promover a aproximação entre a pesquisa e as reais demandas apontadas pelos próprios usuários, colocando-os como protagonistas na avaliação da usabilidade de produtos e serviços de tecnologia assistiva. Antes de cada reunião, é definido um tema específico a ser discutido, que constitui o foco do trabalho daquele encontro. Os usuários participantes do grupo se beneficiam, no dia a dia, de diferentes recursos tecnológicos, e sabem o quanto estas ferramentas facilitam suas atividades cotidianas, removendo as barreiras por eles diariamente enfrentadas.
A última reunião, no dia 12, contou com a participação do pesquisador Claudinei Martins, que apresentou ao grupo o projeto Voz Móvel, uma iniciativa do CPqD que consiste no desenvolvimento de um leitor de tela para celulares com sistema Android.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do CTI