C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Embrapii catalisará crescimento de empresas brasileiras, afirma Raupp
Clique para ver todas as fotos de Embrapii catalisará crescimento de empresas brasileiras, afirma Raupp
Raupp e o secretário Elias na Fiesp. Foto: Julia Moraes/Fiesp
19/04/2013 - 21:35
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, detalhou nesta sexta-feira (19), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), os objetivos e metas da  Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Ele afirmou que a organização terá o papel de catalisador do crescimento, no contexto da criação de uma sociedade inovadora.

Raupp participou de uma reunião com o Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp (Conic), em que  explicou que a Embrapii visa dar apoio a projetos entre empresas nacionais e instituições de pesquisa, incentivando a inovação e a competitividade da indústria nacional.

“Ela serve como catalisador para promover crescimento, aproximando empresas e institutos de pesquisa, gerando recursos humanos. As empresas utilizarão a infraestrutura laboratorial disponível”, descreveu. “O grande objetivo é transformar o Brasil em uma sociedade inovadora. Ciência, tecnológica e inovação são eixos para a construção de uma sociedade sustentável.”

“Queremos aproveitar toda a infraestrutura que já existe para promover crescimento nas empresas brasileiras”, acrescentou o titular do MCTI. “A criação da Embrapii pressupõe uma governança de 50% do governo e 50% do setor privado. Queremos trabalhar com apoio da Fiesp e ao lado da sociedade civil.” Ele lembrou que a iniciativa tem R$ 1 bilhão previsto para este ano e o próximo.

O presidente do Conic, Rodrigo Costa da Rocha Loures, que coordenou o encontro, afirmou-se muito otimista em relação à forma como a inovação está sendo tratado no Brasil: “O governo está, de fato, empenhado no tema. A Fiesp acredita que a inovação é a principal estratégia de competitividade para as empresas e o país”. Leia mais.

Impacto

Em entrevista coletiva após a reunião, o ministro Raupp comentou que os benefícios do plano Inova Empresa, lançado pelo governo em março, devem ser sentidos pelo empresariado em 2014.

“Nosso papel é criar essas condições. Na parte que se refere a políticas, nós vamos estimular fortemente”, afirmou. “O governo estimula os empresários, mas as ações são deles. A inovação não ocorre só em universidades, muitos menos no governo – é nas empresas”, completou.

“Queremos ter agilidade para colocar as condições à disposição”, disse Raupp. “Eu não sou burocrático e não aceitarei burocracia.”

 

Texto: Ascom do MCTI, com informações da Agência Indusnet Fiesp
 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação