C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
INT intensifica ações visando ampliar parcerias públicas e privadas
17/04/2013 - 20:29
A articulação com instituições públicas e empresas marcou a semana de atividades do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI) entre 8 e 12 de abril. “Buscamos ampliar as parcerias existentes e realizar mais ações integradas, de forma a dar respostas mais completas às demandas da sociedade”, resume o diretor do INT, Domingos Naveiro.

A atividade começou no próprio INT, na segunda-feira (8), com a reunião do seu Conselho Técnico Científico (CTC). Desta participaram pela primeira vez o gerente-geral de Pesquisa e Desenvolvimento em Abastecimento e Biocombustíveis do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), Oscar Chamberlain, e o presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Carlos Calmanovici, também diretor de Inovação e Tecnologia da ETH Bioenergia, do grupo Odebrecht.

A reunião no Rio de Janeiro teve a presença dos conselheiros Helena Tenório Veiga de Almeida, chefe do departamento de Avaliação, Inovação e Conhecimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/MDIC), e Mario Sergio Salerno, coordenador do Laboratório de Gestão da Inovação da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Na terça-feira (9), Domingos Naveiro e o coordenador-geral do INT no Rio de Janeiro, Carlos Alberto Teixeira, estiveram no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), em São José dos Campos (SP), onde visitaram o Laboratório de Integração e Testes (LIT), que realiza atividades altamente especializadas de avaliação de satélites e outros equipamentos. Eles discutiram possíveis parcerias na área de avaliação de produtos e na troca de experiências em gestão com o diretor do instituto, Leonel Perondi, o chefe do LIT, Geilson Loureiro, e o gerente da Garantia da Qualidade, Carlos de Oliveira Lino. Durante a visita foi agendada uma visita de Perondi ao INT em maio.

Na quarta-feira (10), Naveiro esteve na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa/MS), em Brasília, juntamente com a chefe do Laboratório de Tabaco e Derivados (Latab) e da área de Química Analítica do INT, Simone Chiapetta. No encontro, que retribuiu a visita do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, ao instituto, realizada em março, foram demonstradas intenções de ampliar o relacionamento entre as duas instituições. A área de saúde é considerada estratégica pelo INT.

A parceria do instituto do MCTI com a agência ligada ao Ministério da Saúde já envolve as áreas de análise dos derivados de tabaco e avaliação da conformidade de produtos, como implantes ortopédicos, implantes mamários, luvas para procedimentos cirúrgicos e não cirúrgicos e preservativos masculinos. Participaram da reunião, pela Anvisa, o diretor-presidente adjunto, Luiz Roberto Klassmann, o diretor de Controle e Monitoramento Sanitário, José Agenor Álvares da Silva, e a assessora Suzana Yumi Fujimoto.

Defesa

Ainda na quarta, em Brasília, o diretor do INT e a chefe da área de Química Analítica estiveram na sede do Departamento de Polícia Federal, onde foram recebidos pela chefe da Divisão de Perícias, Josiane Ila Granja Requena, e pelo perito criminal Adriano Otávio Maldaner. Domingos Naveiro e Simone Chiappeta visitaram laboratórios do Instituto Nacional de Criminalística e discutiram possíveis ações conjuntas, especialmente na área de defesa, hoje também estratégica para a unidade de pesquisa do MCTI.

Na sexta-feira (12), o instituto recebeu, por intermédio da sua Divisão de Catálise e Processos Químicos, o engenheiro químico Paulo Coutinho, da área de Prospecção e Inovação em Renováveis da Braskem. O convidado apresentou uma palestra no evento Café Catalítico, revelando um panorama da Indústria Química e de Energia, com suas demandas, gargalos e desafios, que apontam para o uso cada vez maior de insumos renováveis. Após a apresentação, Coutinho conversou com pesquisadores e se reuniu com a direção do INT, discutindo estratégias para aumentar a interação do instituto com a empresa e com a indústria em geral, com foco na inovação.

"Essas ações fazem parte dos objetivos estratégicos do INT de se tornar parceiro preferencial das indústrias e atuar em redes para melhor atender as demandas de políticas públicas e de mercado, além de agregar experiências para aprimorar nossa gestão com foco na inovação", diz Naveiro.

 

Texto: Ascom do INT

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação