São Paulo sedia entre hoje (17) e sexta-feira (19) o 1º Encontro da Rede de Cinemas Universitários, que reunirá representantes das primeiras universidades a integrar o projeto executado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) com o financiamento do Ministério da Cultura (MinC).
No encontro, que será realizado na Cinemateca Brasileira (dias 17 e 19) e na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP, dia 18), haverá treinamento de técnicos dos cinemas participantes, assim como discussões sobre a institucionalização e a programação da rede. O coordenador geral de Cultura Digital da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, José Murilo Jr., e o diretor de Políticas Culturais da pasta, Américo Córdula, participam do encontro.
O projeto tem como meta conectar, por meio de uma infraestrutura de Internet avançada (fibras ópticas), cinemas universitários brasileiros, permitindo o compartilhamento de conteúdos audiovisuais e oferecendo maior variedade à programação.
Além disso, permitirá acesso ao acervo da Cinemateca Brasileira, nó (conexão) principal da rede e instituição parceira do projeto por indicação do MinC. Atualmente, já estão conectados em rede a ECA e a Biblioteca Brasilianas (USP/São Paulo), a Sala Redenção (UFRGS/Porto Alegre), além da Cinemateca Brasileira, também na capital paulista.
A fase-piloto do projeto deve se estender até junho, período em que também serão conectados à rede a sala de cinema da Ufba (Salvador) e o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife). Após essa fase, a ideia é expandir a rede integrando outras universidades federais do país.
Texto: Ascom da RNP