O capitão-de-fragata Antônio Cesar da Rocha Martins, assessor da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Cirm), destacou nesta terça-feira (16) algumas das atividades desenvolvidas pela comissão, como as pesquisas científicas na Ilha da Trindade, o programa de Biotecnologia Marinha, o programa de Aquicultura e Pesca e a avaliação, o monitoramento e a conservação da biodiversidade marinha.
“Também faz parte de nossas ações a observação dos oceanos e climas para ampliar e consolidar um sistema de observação permanente dos oceanos e a formação de recursos humanos em ciências do mar”, disse. “O principal objetivo da Cirm é garantir a governança dos oceanos de forma integrada e gerenciar a utilização de todos os recursos do mar”.
O comandante abriu a programação do segundo dia do 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência, com uma palestra que abordou as ações e competências da comissão. O evento termina nesta terça-feira (16), em Recife.
Segundo Martins, atualmente a Cirm está constituindo um grupo de trabalho para tratar do uso compartilhado do ambiente marinho, visando ao desenvolvimento sustentável. Além disso, tem realizado um levantamento sobre metodologias e modelos para estudar os processos costeiros e quantificar as variações que sofre o litoral como consequência de eventos naturais ou de alterações humanas na costa. Esse sistema de modelagem costeira faz parte de um acordo de cooperação com a Espanha.
A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar foi criada em 1974 com a finalidade de coordenar os assuntos relativos à Política Nacional para os Recursos do Mar (PNRM) e gerenciar o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).
Leia mais.
Acompanhe aqui a cobertura ao vivo.
Texto: Ascom do FMC 2013