C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Coordenadora defende oceanos como eixo de desenvolvimento
15/04/2013 - 16:22
A coordenadora para Mar e Antártica da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI, Janice Trotte Duhá, afirmou nesta segunda-feira (15) que as novas orientações para a pesquisa oceanográfica no país são fundamentais para o aumento do conhecimento na área.

Segundo ela, o Plano Mais Brasil prevê a criação do Instituto Nacional de Pesquisa sobre os Oceanos, como forma de fortalecer a base de pesquisa e de infraestrutura tecnológica.

“Nosso objetivo é contribuir para incorporar os oceanos como eixo de desenvolvimento nacional e implementar uma política de acesso a todos os dados gerados sobre eles”, disse, em palestra realizada na abertura do 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013, que ocorre no Recife.

Junto com o instituto, acrescentou a coordenadora, deverão ser instalados de quatro a cinco centros regionais. Além disso, o MCTI deve adquirir um novo navio oceanográfico com capacidade para 40 a 60 pesquisadores.

“Temos um certo conhecimento da costa, mas um grande desconhecimento sobre a área mais afastada. Hoje, apenas 15% dos oceanógrafos que se formam no Brasil já tiveram experiência de embarque. Temos que melhorar e fomentar os estudos oceanográficos para mudar essa realidade”, observou Janice.

De acordo com ela, há um vazamento da Corrente das Agulhas, impondo um aporte de massa de água com elevado conteúdo de sal, o que vem alterando a circulação termohalina (temperatura+salinidade) na bacia do Atlântico Sul. “Esse vazamento pode vir a ser um indutor de mudanças climáticas que terão impacto sobre todo o Atlântico”, comentou Janice.

Oceanos, clima e desenvolvimento é o tema central do encontro em Pernambuco. As discussões darão ênfase à identificação das contribuições científicas para a compreensão dos fenômenos naturais, para o enfrentamento e a adaptação às mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações a elas submetidas. 

Leia mais.

 

Texto: Alexandre Yuri – Ascom da Sectec-PE

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação