C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Confira a agenda científica de 15 a 21 de abril
12/04/2013 - 16:55
Recife sedia, nos próximos dias 15 e 16 será o 5º Encontro Preparatório do Fórum Mundial de Ciência 2013, a ser realizado na sede da regional Nordeste do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), na Cidade Universitária.

O evento terá como tema central o tripé Oceanos, clima e desenvolvimento e dará ênfase à identificação das contribuições científicas para a compreensão dos fenômenos naturais, para o enfrentamento e a adaptação às mudanças climáticas e para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das populações a elas submetidas.

A conferência de abertura, cujo tema será Ciência e Tecnologia como Política de Estado, será apresentada pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Machado Rezende, professor do departamento de Física e membro permanente do corpo docente de pós-graduação em Física da Universidade Federal de Pernambuco.

O encontro preparatório antecede o Fórum Mundial da Ciência, que acontece no Rio de Janeiro, nos dias 25 e 26 de novembro. Esta é a primeira vez que o evento ocorrerá fora da Europa.

Concurso

O Programa Ibero-Americano de Inovação abre na segunda-feira (15) as inscrições para escolha de sua sigla e logomarca. Podem participar quaisquer pessoas físicas dos países integrantes do programa que tenham acima de 18 anos completos até a data final de inscrição, que termina em 31 de maio.

O autor da proposta selecionada receberá um prêmio no valor de R$ 25 mil reais. As inscrições são gratuitas. Estão impedidos de participar os funcionários da agência Finep, os integrantes da comissão julgadora, assim como seus familiares até o terceiro grau.

 A iniciativa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos países ibero-americanos por meio da inovação. Foi criado na XIX Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estados e Governos, realizada em Portugal, em 2009, com o tema Inovação e Conhecimento.

Informações no site: www.finep.gov.br

Sensoriamento remoto

Dois mil participantes de várias partes do mundo são esperados em Foz do Iguaçu (PR), de 13 a 18 de abril, para o maior evento do país sobre satélites e geotecnologias. Promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), o XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR) reunirá, no Complexo Rafain Expocenter,  os principais especialistas do setor, pesquisadores, estudantes, gestores e empresários.

Além das sessões especiais, a programação contempla uma variedade de cursos, workshops e um robusto programa acadêmico, que apresentará em sessões orais e de painéis (pôsteres) cerca de 1.200 trabalhos selecionados por uma comissão técnica formada por especialistas do Brasil e do exterior.

Organizado em parceria com a Sociedade de Especialistas Latino-americanos em Sensoriamento Remoto (Selper), com o apoio da Fapesp, Capes e CNPq, o evento tem como patrocinadores AMS Kepler, Globalgeo, Imagem, Threetek, RapidEye, Instituto de Tecnologia de Pernambuco e Boeing.

Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site www.dsr.inpe.br/sbsr2013

Indígenas

Com objetivo de homenagear, dialogar e divulgar a cultura dos povos indígenas, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCTI) organizou uma agenda especial que acontece, de domingo (14) até sexta (19) de abril. Fazem parte da programação, oficinas, exposições, rodas de dança e trilha interpretativa.

Na terça (16), ocorre a exposição Preservando a língua dos Puruborá. A mostra permitirá ao público conhecer a pesquisa da linguista do Museu Goeldi Ana Vilacy sobre o resgate da história e da língua desta etnia, que atualmente tem apenas quatro falantes.

Para informações e inscrições, poderão ser contatadas: Ana Cláudia Silva (acsilva@museu-goeldi.br), no telefone telefone 3182 3242 e Helena Quadros (hquadros@museu-goeldi.br), no 3182 3219.

Física

Ettore Majorana foi o mais brilhante físico teórico italiano do século XX, despertando a atenção de Enrico Fermi, que o viu como o mais promissor do seu tempo e o comparou a Galileu e Newton.

Para falar sobre Majorana, o significado de sua produção científica e as misteriosas circunstâncias que envolveram seu desaparecimento, o Ciclo de Colóquios 2013 recebe na próxima terça (16) o físico Erasmo Recami, autor do livro Il Caso Majorana: Epistolario, Documenti, Testimonianze, que reúne documentos e testemunhos sobre o caso, recolhidos durante cerca de três décadas.

O colóquio acontece às 16 horas, no auditório do 6º andar do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), localizado na rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, próximo ao shopping Rio Sul.

A programação do Ciclo de Colóquios é semanal, aberta e franqueada ao público. Certificados de participação podem ser solicitados até a véspera do evento pelo email dayse@cbpf.br

Nanotecnologia

Com o tema: Nanotecnologia - Evolução e Perspectivas, o chefe do Laboratório de Transmissão e Tecnologia do Calor da Coppe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Helcio Orlande, apresenta palestra na quinta (18), às 10h, no auditório do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).

Orlande falará sobre os recentes avanços tecnológicos que permitiram o desenvolvimento de diversos dispositivos em escalas micrométricas, bem como a utilização da nanotecnologia, para intensificação de processos de transferência de calor.

A palestra é aberta ao público. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br ou pelos telefones (24) 2233-6039 - (24) 2233-6101.

Gemologia

Como parte da comemoração dos 35 anos do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), na terça-feira (16), a instituição recebe pesquisadores suíços que farão palestras no Seminar on Colored Gemstones. O evento ocorre nos dias 16 e 17 e reúne seis palestras em inglês apresentadas por Dietmar Schwarz e Stefanos Karampelas, do laboratório gemológico suíço Gübelin.

A programação inclui apresentações sobre esmeraldas, rubis e safiras, gemas coloridas, gemas sintéticas, tratamentos e métodos analíticos usados em gemologia.

Para participar é preciso  confirmar presença pelos telefones (21) 3865-7226 e 3865-7258 ou pelo e-mail gemologia@cetem.gov.br, até a véspera do evento.

Microbiologia

A microbiologia e a bioquímica podem ser essenciais à preservação de acervos históricos. Isso será mostrado na edição de abril do ciclo de palestras Terças Tecnológicas do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCTI). Na próxima terça (16), a programação traz o tema Biodeterioração e Arqueometria: o caso da Berlinda do Imperador e documentos contendo tintas ferrogálicas.

Na apresentação, a partir das 14h30, a chefe do Laboratório de Biocorrosão e Biodegradação (LaBio/INT), a bióloga Márcia Lutterbarch, e o engenheiro químico Antonio Carlos Augusto da Costa, pesquisador do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), mostrarão os estudos desenvolvidos pelas duas instituições em parceria com o Museu Imperial nesta área.

O INT fica na Av. Venezuela, 82 - Praça Mauá - Rio de Janeiro. Inscrições e informações pelo email dcom@int.gov.br ou pelo telefone (21) 2123-2745.

Dinossauros

No dia 21, o campus de Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, em Ituiutaba (MG), recebe o primeiro simpósio brasileiro dedicado exclusivamente ao estudo dos dinossauros no Brasil (1st Brazilian Dinosaur Symposium). O evento prossegue até o dia 24 e reunirá estudantes de graduação, pós-graduados e profissionais no campo da pesquisa de dinossauros.

O encontro pretende discutir a pesquisa atual sobre dinossauros em ambos os níveis nacional e internacional, incluindo temas como sistemática, museologia, anatomia, morfologia funcional, paleoecologia, paleobiologia, biomecânica, evolução, património e turismo, por exemplo.

O programa inclui conferências, mini-cursos, oficina, exposições, lançamento de livro e apresentação de trabalhos científicos. Saiba mais: https://www.braziliandino.facip.ufu.br/.

 

Texto: Denise Coelho - Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação