Apresentar uma proposta de geração de renda a partir da criação de aves em sistema caipira, em propriedades de agricultura familiar. Esse é o objetivo da palestra do Semiárido em Foco desta sexta-feira, dia 12, com o tema da avicultura sustentável no Semiárido brasileiro. A palestra será ministrada pelo professor Fábio Sales de Albuquerque Cunha, da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), na sede do
Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande.
O município alagoano de Santana do Ipanema adotou medidas nesse sentido e tem promovido a produção da avicultura nas propriedades de agricultura familiar. Os produtores já estão organizados em associações ou cooperativas e buscam expandir sua produção para novos mercados.
O escopo da proposta integra as compras governamentais do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) como fonte de escoamento da produção da agricultura familiar. Além disso, insere o produtor rural como fornecedor para esses programas, promovendo a geração de trabalho e renda e a circulação de recursos públicos na economia local.
O tema se relaciona diretamente com as demandas de pesquisas em ciência, tecnologia e inovação para a região. Hoje, as técnicas de manejo recomendadas pelos especialistas para aves em sistema caipira não contemplam a realidade do Semiárido, e linhas de pesquisas relacionadas às exigências nutricionais e à alimentação de aves nessas condições são ainda carentes de informação.
Texto: Ascom do Insa