O ministro durante encontro na SBPC. Foto: David Rego Jr./Ascom do MCTI
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, destacou nesta terça-feira (9) a importância do diálogo aberto com a comunidade científica. Ele participou de encontro com representantes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em São Paulo.
“O diálogo é fundamental e acontece num momento em que as atividades de ciência, tecnologia e inovação são finalmente reconhecidas como fatores estruturantes para o eixo de desenvolvimento do país”, disse.
“Vivemos um momento ímpar no setor”, avaliou o titular do MCTI. “A ciência, tecnologia e inovação estão promovendo o crescimento do país. Estamos no caminho para colocar o Brasil em posição de destaque no cenário mundial. Mas, fundamental, é ter crescimento e investimento sustentáveis. O processo é gradativo. Nossos passos, estáveis”, concluiu.
Raupp apresentou as linhas gerais da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) e enfatizou as ações transversais que promovem parcerias estratégicas. “Com os novos desafios é preciso ampliar e aperfeiçoar a base científica e expandir o sistema para a produção de P&D [pesquisa e desenvolvimento] empresarial”, afirmou.
A presidenta da SBPC, Helena Nader, coordenou a série de perguntas e comentários da plateia com integrantes de diversas entidades que integram a associação científica. Foram debatidos temas específicos como o plano de divulgação dos projetos científicos nacionais, a importância dos institutos estarem alinhados com uma missão, a garantia de recursos carimbados (com destino marcado) no orçamento geral e a ampliação do papel da ciência básica e das humanas aplicadas no futuro do país.
Fórum Mundial de Ciência
A participação brasileira no Fórum Mundial de Ciência 2013, marcado para novembro, também fez parte da pauta. O secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, informou que o ministério e a sociedade estão construindo em conjunto um manifesto a apresentar no evento. “Estamos montando um conjunto de questões internas e internacionais que capte a essência do que está acontecendo em ciência na América Latina”, descreveu. Segundo Elias, o documento estará pronto até junho.
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Glaucius Oliva, e o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, também participaram da reunião em São Paulo.
Texto: Cris Antunes – Ascom do MCTI (atualizado em 09/04/2013)