A Comissão de Coordenação do Programa Uniespaço se reuniu na sede da Agência Espacial Brasileira (AEB), nesta quinta-feira (4), para definir os termos do primeiro anúncio de oportunidades de 2013 (AO1/2013). O anúncio, destinado a universidades e instituições congêneres, deve ser publicado neste mês.
O Uniespaço, criado em 2004 e reestruturado em fevereiro deste ano, tem o objetivo de formar, tornar operacional e aperfeiçoar uma base de pesquisa e desenvolvimento composta por núcleos sediados em universidades, centros de pesquisa e instituições congêneres, capazes de realizar estudos, pesquisas e desenvolvimento de interesse do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
Esta é a primeira vez em que a comissão de coordenação é formada apenas por representantes da AEB e por coordenadores dos cursos de graduação em engenharia aeroespacial brasileiros. “Por se tratar de um programa voltado às universidades, a AEB optou por agregar ainda mais conhecimento e fortalecê-lo”, explica o diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB, Carlos Gurgel, que preside a comissão.
“Ao convidar os coordenadores dos cursos para a comissão, a AEB contribui para a consolidação dos cursos de engenharia aeroespacial do Brasil”, afirma o coordenador do curso da área na Universidade de Brasília, Manuel Barcelos.
O coordenador do curso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pedro Lacava, conta que a instituição participa do Uniespaço desde sua primeira edição. “O programa ajudou a universidade a criar massa crítica na área espacial. Ou seja, a melhorar a infraestrutura do laboratório e a contribuir para os trabalhos de graduação, dissertação de mestrado e teses de doutorado”, diz.
Outra novidade deste anúncio de oportunidades é que todos os projetos deverão desenvolver material didático para utilização como ferramenta de divulgação e letramento da população acerca do tema. Serão aceitos textos, vídeos, softwares educacionais, entre outros.
Leia mais.
Texto: Ascom da AEB