C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Comitê interministerial discute plano de ação de tecnologia assistiva
Clique para ver todas as fotos de Comitê interministerial discute plano de ação de tecnologia assistiva
A reunião do comitê. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
03/04/2013 - 19:14
Na segunda reunião de trabalho do Comitê Interministerial de Tecnologia Assitiva, nesta quarta-feira (3), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), membros do grupo definiram os próximos passos para o estabelecimento de uma estratégia nacional de desenvolvimento tecnológico na área. Instituída, em 2011, pelo decreto do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite, do governo federal, a instância tem como finalidade formular, articular e implementar políticas, programas e ações para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao desenvolvimento e à inovação tecnológica.

Além do MCTI e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH, que coordena o plano nacional), integram o comitê cinco ministérios: do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Fazenda (MF).Os integrantes se reuniram pela primeira vez em novembro.

Dentre as iniciativas previstas no plano de ação do comitê, em fase de elaboração, está o desenvolvimento de uma política de compras governamentais atreladas ao desenvolvimento de produtos e serviços de tecnologia assistiva. A ideia é verificar o que o governo compra e o que importa para, então, estimular o setor produtivo e o desenvolvimento tecnológico nesse setor. Para isso, definiu-se uma agenda de trabalho para o levantamento das demandas existentes nos ministérios da Saúde, da Previdência e da Educação para a posterior definição dos investimentos necessários e viáveis.

A secretária interina de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do MCTI, Sônia da Costa, que presidiu a reunião, lembrou a importância da articulação num período em que o governo acaba de lançar o Plano Inova Empresa, que prevê investimentos de R$ 32,9 bilhões para impulsionar a produtividade e a competitividade da economia brasileira por meio da inovação tecnológica. “É uma oportunidade de entrarmos no programa”, disse.

Entraves

No encontro, o grupo avaliou alguns entraves a serem superados e que estão pontuados no plano de ação. Entre eles, a necessidade de consolidação de um setor produtivo dedicado à área, de normalização e certificação de produtos com foco na qualidade e a necessidade de maior conhecimento por parte da sociedade e dos atores envolvidos – bem como o setor produtivo e acadêmico – sobre o conceito que delimita a área. “A tecnologia assistiva precisa estar ligada à difusão científica”, sustentou a secretária, ao relatar os diversos programas da pasta que poderiam ser associados às ações.

O comitê também estuda promover um seminário de tecnologia assistiva, assunto a ser definido na próxima reunião, a ser realizada até o final deste mês. Outra agenda que mobilizará o setor agora em abril é a 12ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), entre os dias 18 e 21, em São Paulo. O evento terá a participação do MCTI.

 

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação