Está aberto até 13 de maio o Concurso Mascote Harpia, destinado à escolha de um desenho, produzido por crianças e jovens entre 7 e 14 anos, que vai representar a ave de rapina em atividades de sensibilização e educação ambiental. A iniciativa é do Programa de Conservação do Gavião-Real (PCGR), em parceria com a revista Ciência Hoje das Crianças.
A ilustração selecionada também será usada em todas as divulgações, impressões e sites que envolverem a harpia e as crianças. O programa conservacionista é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e desenvolve atividades de pesquisa e extensão.
“O concurso é uma atividade fundamental para despertar o interesse das crianças em relação à fauna silvestre brasileira e às florestas que nosso país abriga, favorecendo a interação entre o mundo lúdico infanto-juvenil e a pesquisa”, diz a gerente do PCGR, Helena Aguiar, doutoranda em ecologia no Inpa. “Além disso, vai permitir a divulgação da importância de conservação da natureza”, afirma a pesquisadora.
Os interessados poderão participar com uma única inscrição e apenas um desenho, assinado pela criança autora. A inscrição constará de duas etapas: uma online e outra impressa, pelo correio. Conheça o regulamento.
Contribuição
“Esperamos ter um número grande de participantes, que as crianças gostem de participar desta atividade e saibam que estarão contribuindo um pouquinho para a divulgação e conservação da harpia no Brasil”, completa Helena.
O resultado do Concurso Mascote Harpia será divulgado um mês após a data final das inscrições no site do programa. O vencedor receberá como prêmio uma máquina fotográfica digital e um exemplar do livro documentário fotográfico Harpia, de João Marcos Rosa.
Dúvidas sobre a participação podem ser esclarecidas por e-mail.
Texto: Clarissa Bacellar – Ascom do Inpa