O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) completa 18 anos de existência nesta segunda-feira (1º). Em comemoração ao aniversário, o instituto promove, no próximo sábado (6), a primeira edição do ano do Circuito da Ciência.
Quatro instituições foram selecionadas para participar da atividade: Escola Estadual Antonio Teles (Presidente Vargas); Escola Estadual Bom Pastor (Crespo); Escola Municipal Dulcineide dos Santos Dias (Terra Nova); e Escola Municipal Madalena dos Santos (Novo Israel).
Realizado todo o mês em um sábado, o Circuito da Ciência visa difundir conhecimento e educação ambiental para estudantes de escolas públicas. Os jovens podem acompanhar e aprender sobre os projetos científicos de várias instituções, além de interagir com o meio ambiente.
O bosque
Os 13 hectares do bosque oferecem uma variedade de atrativos e atividades aos visitantes, pois foi projetado e estruturado para estimular e promover o desenvolvimento da difusão científica e da educação ambiental no Instituto. Desde que foi inaugurado, recebeu aproximadamente 1,6 milhão de visitantes.
“O Inpa buscava fortalecer sua identidade não só como entidade importante na geração de conhecimento estratégico para a proteção e desenvolvimento regional, mas também como na formação de pessoal de alto nível. O bosque foi criado com esse intuito”, diz o coordenador de Extensão do instituto, Carlos Roberto Bueno. “Mas, sobretudo, para a socialização dos resultados com o objetivo de subsidiar conhecimentos para dar respostas e indicar caminhos para os problemas enfrentados pela sociedade”.
Serviço
O bosque está aberto de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados o horário de funcionamento é das 9h às 16h. Na segunda-feira é fechado para manutenção.
Visitas de grupos escolares terão entrada franca, mas é necessário realizar uma solicitação pelos telefones (092) 3643-3192/3312 /3293.
Leia mais.
Texto: Raiza Lucena – Ascom do Inpa