A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) ganha cada vez mais força em todo o país. Em Campinas (SP), o evento terá novo impulso neste ano com a parceria entre a prefeitura e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), unidade de pesquisa ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e responsável pela coordenação regional do evento.
Para o prefeito Jonas Donizette, implantar a SNCT no município significa muito para Campinas, pelo seu valor na difusão e na produção de conhecimento. "É uma forma de os estudantes de nossa cidade entrarem em contato com a pesquisa, para entender a importância da investigação científica na produção do saber. Afinal, é no estudo dos problemas que fazemos descobertas e conseguimos achar saídas para os desafios enfrentados pela sociedade”, disse.
A prefeitura também pretende instituir, por meio de lei municipal, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que deve ocorrer em conjunto com o evento nacional – de 21 a 27 de outubro.
Para a coordenadora local da SNCT, Valquiria Garcia, com a participação mais efetiva da prefeitura, a semana terá um importante reforço em 2013. Ela conta que, desde a primeira edição, as atividades se concentravam no CTI, onde, pelo projeto Portas Abertas, estudantes da região faziam visitas à instituição e podiam conhecer o trabalho realizado pelo centro. “Agora vamos fazer a semana junto com a prefeitura, o que dará mais força ao evento no município”, afirmou.
Mudanças
Segundo ela, uma das mudanças que devem fazer diferença na edição deste ano é a escolha do parque Portugal (também conhecido por Lagoa do Taquaral) como ponto central das ações do evento. Localizado na região oeste da cidade, o parque recebe diariamente milhares de pessoas, entre moradores e turistas.
Bonde elétrico, concha acústica, pista para caminhada, ciclovia, kartódromo, quadras de esporte e uma ampla área verde são algumas das atrações do local. “No CTI as nossas ações ficavam limitadas por conta do espaço, agora vamos poder ampliar esse contato com a população em geral”, disse Valquíria.
Além da ação em torno da SNCT, a administração municipal manifestou apoio a outras duas iniciativas do governo federal: a implementação, pelo Ministério da Educação (MEC), do campus do Instituto Federal de Ensino Superior em Campinas e a criação de um Centro de Tecnologia de Energia, Petróleo e Gás, em conjunto com a Petrobras.
Segundo o prefeito Jonas Donizette, a ideia é intensificar a vocação da cidade como polo de conhecimento e produtor de bens e serviços de alto valor agregado. “Campinas já é uma referência na área de pesquisa e desenvolvimento, mas precisamos sempre ir além da zona de conforto, identificando novas oportunidades de crescimento”.
SNCT, esporte e ciência
Desde 2004, a SNCT é realizada em todo o país, no mês de outubro, sob a coordenação do MCTI e com a colaboração de entidades e de instituições de ensino e pesquisa. O objetivo é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades relacionados à ciência e tecnologia (C&T).
A 10ª edição traz como tema "Ciência, saúde e esporte", em sintonia com os eventos esportivos que serão realizados no Brasil: Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014), Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (2016).
Nesse sentido, o intuito da coordenação nacional é organizar e apoiar ações que promovam a interação entre esporte, ciência e saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais no domínio esportivo.
Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI (atualizado em 21/03/2013)