Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), a Manifesta Arte e Cultura realizará o projeto Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia, que selecionará cinco artistas de todo o país para participar do curso na Reserva Florestal Adolpho Ducke (AM), no intuito de promover o meio ambiente como fonte para produções artísticas.
A ideia é que, a partir das experiências, os artistas produzam conteúdos inéditos nas artes visuais. Os selecionados receberão R$ 3 mil para confeccionar as obras, que ficarão disponíveis para visitação pública no Jardim Botânico Adolpho Ducke, localizado no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus.
Durante a imersão na reserva, que começa em 14 de junho, os artistas serão orientados por uma equipe especializada, entre eles, a coordenadora de tecnologia social do Inpa, Denise Gutierrez, que participará da banca de avaliação e orientação dos projetos a serem realizados.
“Essa parceria é muito importante para o instituto, pois além de ser uma iniciativa pioneira, o curso terá um alcance nacional e possibilitará uma produção cultural a partir da floresta e dos recursos da floresta”, avalia Denise.
Inscrições
A inscrição é gratuita e será realizada até o dia 14 de abril, no site www.labverde.com.br. Conforme o edital, a participação é aberta a todos: profissionais e estudantes; artistas, arquitetos, paisagistas, biólogos, fotógrafos, designers e interessados no tema da convocatória.
O projeto Lab Verde: Experimentações Artísticas na Amazônia tem patrocínio da Rede Nacional Funarte de Artes Visuais/Fundação Nacional de Arte (Funarte) e apoio da prefeitura de Manaus, do Museu da Amazônia (Musa) e da Casa de Cultura Digital.
Leia mais.
Texto: Fernanda Farias – Ascom do Inpa.