O Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC) está oferecendo bolsas de Capacitação Institucional (PCI), em diferentes níveis, no âmbito do projeto SPiNMe: Plataforma Computacional para Métodos Numéricos Multi-Escalas. As bolsas têm duração de um ano, renovável por mais dois anos.
Os interessados devem ter formação na área de computação, matemática, física ou engenharias e não podem ter vínculo empregatício. A instituição procura candidatos com conhecimento sobre os métodos numéricos de elementos finitos e de diferenças finitas, além de experiência nas linguagens de programação C/C++. Experiência em programação paralela visando à simulação computacional de problemas de grande porte será particularmente apreciada.
Os valores das bolsas variam entre R$ 1.500,00 e R$ 5.000,00 (livres de impostos), em função da experiência/nível de formação. Os interessados devem encaminhar o currículo e uma carta de no máximo uma página para Frédéric Valentin (email: valentin@lncc.br), descrevendo seus interesses no projeto e como suas habilidades se adequam à temática.
Resumo do projeto:
Novos métodos numéricos, denominados de multi-escalas, são capazes de resolver modelos contendo múltiplas escalas em domínios realistas oriundos das ciências e engenharias. Os métodos multi-escalas são construídos de forma a serem naturalmente paralelizáveis nas mais modernas arquiteturas baseadas em CPU/GPU.
A combinação de rigor matemático associado a sua vasta área de aplicação (como em problemas da engenharia do petróleo e sísmica, por exemplo), torna o método numérico multi-escalas um dos mais competitivos algoritmos para a simulação computacional de problemas de grande porte devido a sua alta precisão e propriedades adaptativas. Neste contexto, o bolsistas se inserirá em um grupo multidisciplinar e abordará o desenvolvimento de softwares científicos com qualidade e produtividade visando o suporte ao desenvolvimento de modelos computacionais baseados nos métodos multi-escalas.
Texto: Ascom do LNCC