As primeiras atividades do Museu Vai à Praia, uma iniciativa do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), ocorreram no último final de semana, na praia de Icaraí, em Niterói (RJ), atraindo os frequentadores interessados no conhecimento científico.
Dos cerca de 20 aparatos que explicavam conceitos de física e matemática, chamou a atenção de Humberto Pires, morador da cidade, o experimento com placa fotovoltaica, que absorve energia solar e a transforma em energia elétrica pronta para consumo.
“Essa técnica é extremamente necessária, pois dá ao usuário uma reserva de energia abundante a um valor barato. Assim economizamos recursos naturais e colaboramos para que não tenhamos consequências ambientais mais graves do que as que já estamos vendo”, disse.
Neste final de semana (9 e 10), a programação ocorre nas praias de Piratininga. No próximo (16 e 17), em Itaipu e nos dias 23 e 24 de março, no piscinão de São Gonçalo. As atividades são gratuitas e realizadas das 10h às 16 horas.
“Levar um evento de divulgação científica para um local de entretenimento é muito bacana. O resultado de aproximação das pessoas em relação às questões científicas acaba sendo natural. Em se tratando de praia, então, o efeito é multiplicativo, já que as pessoas estão imersas em um ambiente de descontração e tendem a ter um tempo de interação muito maior”, avalia o coordenador da área de Educação em Ciências do Mast, Douglas Falcão, responsável pelo projeto.
Leia mais.
Texto: Ascom do Mast