Aproximadamente 40 estudantes da Escola Municipal Gilberto Mestrinho, de Tefé (AM), visitaram na semana passada a sede do Instituto Mamirauá para conhecer o projeto Jovens Adolescentes: coisas da vida e do meio ambiente, promovido pela Biblioteca Henry Walter Bates.
A iniciativa tem por objetivo desenvolver, em alunos do ensino médio de escolas públicas do município, o interesse pela leitura e a conscientização ambiental por meio de temas sobre a realidade amazônica e questões ambientais e sociais.
A professora Enmilany Duarte de Vasconscelos disse que pretende voltar outras vezes, com novas turmas. “Os alunos conheceram o acervo da biblioteca, que poderá ser utilizado por eles. Além disso, a palestra uniu temas como biologia, sustentabilidade e natureza com a questão poética".
Em 2012, o público-alvo foram estudantes do ensino fundamental, que assistiram a uma peça de teatro. Este ano, o público são alunos do ensino médio que, após conhecerem o acervo da biblioteca, assistem a uma palestra de pesquisadores do instituto.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo email: biblioteca@mamiraua.org.br.
A biblioteca
O acervo da biblioteca Henry Walter Bates é formado por mapas, livros e periódicos para consulta nas áreas de Meio Ambiente, Ecologia, Recursos Naturais, Ciências Sociais e Saúde, entre outras.
O nome é uma homenagem ao naturalista britânico Henry Bates, que no século XIX morou em Tefé (à época, chamada de Vila Ega) e desenvolveu um vasto registro sobre os recursos naturais da Amazônia durante o período em que viveu na região.
O espaço está aberto à visitação pública de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 14h às 18h, e, aos sábados, até às 12h.
Leia mais.
Texto: Ascom do Instituto Mamirauá.