O superintendente coordenador da Finep - Agência Brasileira da Inovação, Rodrigo Fonseca, avalia que a última década tem desenhado um novo modelo nas empresas, que antes somente inovavam com pouca atualização tecnológica.
Segundo ele, a inovação é um “fator determinante” para a busca de novos processos que levem ao desenvolvimento. “Por exemplo, hoje, com a demanda de mão de obra superando a oferta, a saída é investir para inovar e competir em um mercado cada vez mais sofisticado. A opção é investir em tecnologias que aumentem a produtividade e renda", observa.
As considerações foram feitas no encerramento da conferência Tendências na Inovação em um Futuro de Conexões. Realizado entre os dias 26 e 28, em São Paulo, o evento reuniu 21 especialistas e executivos de diferentes ramos da indústria para compartilhar informações de métodos bem sucedidos adotados por corporações.
Em sua palestra, Fonseca apresentou as diversas modalidades de financiamento oferecidas pela Finep e destacou o foco em priorizar e qualificar investimentos de acordo com as diretrizes do Plano Brasil Maior.A financiadora é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“No mundo inteiro as empresas buscam apoio estatal. Nenhum país desenvolvido prescindiu de uma agência que investisse em inovação e apoiasse diretamente as empresas".
Leia mais.
Texto: Ascom da Finep