Desviar as primeiras águas de chuva das cisternas do Semiárido brasileiro pode ser uma estratégia simples e importante para garantir a captação com boa qualidade.
Um dispositivo desenvolvido para tal finalidade será apresentado nesta sexta-feira (1º), em palestra a ser realizada durante o Semiárido em Foco, pela professora Sylvana Melo dos Santos (Ufpe), e pelo engenheiro civil Julio Cesar Azevedo Luz de Lima (Compesa).
Durante o evento, que ocorre à 9h, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), em Campina Grande, será apresentado o resultado da pesquisa realizada no Semiárido pernambucano, que consistiu na concepção, implementação e avaliação do desempenho de um dispositivo utilizado em cisternas.
“Apesar de as cisternas representarem uma solução interessante e eficiente no enfrentamento da escassez hídrica, faz-se necessária a implantação e avaliação de dispositivos que permitam também a garantia do armazenamento de água com qualidade compatível, com a finalidade de proporcionar o uso humano”, observa Lima.
Leia mais.
Texto: Ascom do Insa